quinta-feira, 5 de março de 2009

Irracionalidade Humana

Apesar das novas tecnologias e de formas sustentáveis do uso dos recursos naturais já conhecidos, a degradação do mesmo continua de forma irracional, apesar da diminuição das queimadas na Amazônia, segundo imagens de satélites, ainda assim está em grande escala. Quantos anos isso ainda continuara, e teremos tanto tempo?

Está na Constituição: todo ato que prejudica a saúde pública e o meio ambiente é criminoso. Logo, queimada é crime. Outra irregularidade é que ela não atinge nem de longe os 20% de índice de cobertura florestal, como prevê o código.

Além de criminosa é a causa de muitos males, a começar pelos problemas de saúde. Devido ao fato delas coincidirem com a época mais seca do ano, agravam as doenças respiratórias e de pele. Fato este constatado por profissionais e estudiosos da saúde que vêm observando um considerável aumento no índice de moléstias como bronquite, asma alérgica, pneumonia e rinite.
Para o meio ambiente, seus efeitos também são desastrosos. No ar, lança gases tóxicos e cancerígenos, que contribuem para o Efeito Estufa, para o aquecimento da Terra e alteram o clima e o regime de chuvas. O solo é empobrecido de nutrientes, sendo retirada sua camada mais fértil e favorecendo o aparecimento de ervas daninhas. Para os pássaros e outros animais, significa a perda do local em que viviam e muitas vezes a sua morte.

Do ponto de vista energético e econômico é considerada uma irracionalidade, já que desperdiça uma enorme quantidade de energia e, por empobrecer o solo, aumenta a necessidade de adubação química. Além do mais, o país fica mal visto no mercado europeu e americano que fazem restrições aos produtos que, em qualquer fase de seu ciclo de vida, prejudicam excessivamente o meio ambiente.

Não se pode deixar de comentar também o lado social. São desumanas as condições de trabalho dos cortadores de cana queimada. Não há programas de classificação profissional ao trabalhador, que fica exposto a elevadas temperaturas, respirando cinzas, alimentando-se com uma dieta miserável e fria, sem qualquer direito social, recebendo uma remuneração indecente, sem um equipamento adequado de segurança.
Seja sob a ótica ambiental, da saúde, jurídica, econômica ou social, a queimada é um ato destrutivo e precisa acabar.



Desenvolvimento sustentável seria “aquele que satisfaz as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”.

--

Alem das inúmeras formas irracionais do uso dos recursos naturais, ajudamos em parte quando consumimos. A diferença é: até quanto devemos consumir? O consumismo vem crescendo de modo acelerado, são celulares, roupas, carros, computadores, e a sociedade sempre querendo mais. Muitas vezes sem ao menos termos usufruído totalmente do que temos. Até mesmo apoio do nosso Presidente Lula dizendo em rede nacional, para consumirmos mais.
Onde isso vai parar? Qual é a sua pegada Ecológica? Pois o paradoxo do consumismo tem um preço que não podemos pagar com o dinheiro.

--

“O homem não teceu a rede da vida, é apenas um dos fios dela. O que quer que faça à rede, fará a si mesmo”. (Cacique norte-americano de uma tribo de Seattle -1854)



Meio Ambiente x Consumismo

A sociedade consumista foi fundada a partir da revolução industrial. A economia capitalista é um buraco sem fundo, quanto mais consumirmos, mais temos que consumir, pois toda a estrutura da economia capitalista é baseada no eterno “desenvolvimento sustentável”, contraditório por si só.Evidente que esse comportamento não é natural, nós não nascemos consumistas doentios. E, esse consumo desenfreado, além de graves diferenças sociais, causa montanhas de lixo, que ainda não sabemos o que fazer com elas.Para atender às chamadas “nossas necessidades”, as indústrias que não têm medidas, investem cada vez mais em tecnologia e muitas delas praticam os mais variados tipos de exploração: infantil, baixo salários, condições de trabalhos aviltantes, exploração e degradação dos animais. Com o aumento descontrolado do consumo, os recursos naturais vão se escasseando e como conseqüência acontece a total degradação ambiental.Mas o que é o consumismo?Poderíamos dizer, de maneira simplista, que é tudo aquilo que você compra sem necessidade, só para atender apelos das propagandas, mostrar status.E o que é degradação ambiental? É a mudança (destruição) do meio ambiente através das nossas atividades.A degradação atinge toda a biodiversidade, principalmente em áreas de alta densidade demográfica. E uma das principais responsáveis por essa degradação são as imensas montanhas de lixo provocadas pelo consumismo.Existem outros fatores responsáveis pela degradação ambiental como, o crescimento da população, a falta de saneamento, os métodos usados na agricultura moderna, falta de esclarecimento e educação da maioria das pessoas.Mudar nosso comportamento em relação ao consumo é fundamental e só através da Educação teremos alguma chance de salvar nossa casa, nosso planeta.Devemos começar a partir de pequenas mudanças, e a pratica dos 4Rs do consumo consciente já seria um bom começo. Ensinar nossos jovens e crianças a prática dos 4Rs.A citação abaixo, tirada da CARTA DA TERRA, diz muito bem que chegou o momento de mudarmos:
“A escolha é nossa: formar uma aliança global para cuidar da Terra e uns dos outros, ou arriscar a nossa destruição e a da diversidade da vida. São necessárias mudanças fundamentais dos nossos valores, instituições e modos de vida. Devemos entender que, quando as necessidades básicas forem atingidas, o desenvolvimento humano será primariamente voltado a ser mais, não a ter mais.”
Fonte: (http://www.cenedcursos.com.br/, acessado em 06/03/09)

--

"A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável."
Jean Jacques Rousseau

Nenhum comentário:

Postar um comentário